Sistemas Hidráulicos de Combate a Incêndio

Sprinklers e Hidrantes

Composto por um conjunto de equipamentos distribuídos ao longo de uma rede hidráulica que utiliza como agente extintor a água pressurizada, garante que o combate ao foco de incêndio seja feito de maneira rápida, eficaz e automática.

O sistema de sprinklers pode ser aplicado em edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais, que necessitem de proteção automática e eficaz.

Os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente no interior dos ambientes a serem protegidos, atendendo ao projeto específico de proteção e combate a incêndio elaborado pela SMH Sistemas®.

Os bicos de sprinklers são instalados a partir das redes de alimentação que interligam o sistema de sprinklers à casa de bombas abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para um combate rápido.

O sistema de sprinklers tem a sua infra-estrutura hidráulica construída com tubulações de aço carbono preto ou galvanizado e conexões CL10 com rosca BSP.

Para o monitoramento da rede de sprinklers são instalados em determinados pontos estratégicos chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia mediante sistemas eletrônicos de segurança de alta tecnologia.

Os sistemas de combate a incêndio por sprinklers projetados e instalados pela SMH Sistemas® atendem integralmente as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, N.F.P.A. - National Fire Protection Association - Standard 13 e instruções gerais do Corpo de Bombeiros.

Sistemas Hidráulicos Sprinklers Sprinklers

Sistemas Hidráulicos de Combate a Incêndio – Hidrantes

Para proteção manual contra incêndio nas edificações verticais, horizontais, comerciais, industriais deve ser adotado o sistema de combate incêndio por hidrante.

O sistema é composto por armários metálicos, mangueiras de incêndio e demais equipamentos, distribuídos ao longo de uma rede hidráulica utilizando como agente extintor água pressurizada com jato sólido ou neblina.

Os pontos de hidrante são instalados a partir da prumada geral de incêndio exclusiva para este fim. Para alimentação e pressurização do sistema de hidrante será utilizado um conjunto de moto bomba totalmente automatizado e interligado a uma reserva de água exclusiva para rede de hidrante.

Cada ponto de hidrante será provido de um abrigo para mangueiras de incêndio, esguicho de jato sólido, chaves storz, válvula globo angular no diâmetro de 2/12 com 45° e tampão storz. O sistema de hidrante é constituído por redes de tubulações fixas, onde serão distribuídos os pontos de hidrantes.

A tubulação será conectada de forma permanente a um reservatório de água, de maneira a possibilitar no caso de incêndio a aplicação de água diretamente no foco de incêndio. O sistema de hidrante é projetado e instalado pela SMH Sistemas® que atende integralmente as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, instruções técnicas do Corpo de Bombeiros e quando necessário às recomendações da N.F.P.A. - National Fire Protection Association - Standard 13.

No combate a incêndio manual podem-se utilizar os extintores portáteis ou carretas de CO2, pó químico e água pressurizada, conforme a classificação de cada risco a ser combatido.

2005 - 2014 - SMH - Todos direitos reservados

Rua dos Macaxás, 515, 2ºAndar - São Paulo - SP - CEP 04282-000 - Tel: (55) 11 5060-5777 - FAX: (55) 11 5068-1900