Escolha uma Página

A importância do sistema de sprinklers na prevenção e combate a incêndios

A importância do sistema de sprinklers na prevenção e combate a incêndios

A aplicação do sistema de sprinklers ou chuveiros automáticos é necessária para a proteção contra incêndios em edificações verticais e horizontais das mais diferentes finalidades: prédios comerciais, centros logísticos, armazéns, indústrias, shopping centers, cinemas, hospitais, entre outros.

O sistema sprinklers é um sistema fixo e automático de combate ao incêndio, ou seja, atua sem a intervenção humana. Ao detectar um foco de incêndio (pela elevação da temperatura) ativa o elemento sensor, liberando a água na densidade adequada para a extinção do fogo, garantindo que o combate seja feito de maneira rápida, eficaz e econômica, minimizando as interrupções, preservando vidas e o patrimônio da empresa.

A SMH Sistemas elabora projetos específicos para proteção contra incêndio de ambientes levando em consideração os diversos riscos para novos sistemas ou retrofit das instalações existentes e a partir do projeto desenvolvido, fornece equipamentos de altíssima qualidade certificados UL, FM, LPCB, CE, VDS, AENOR e IPT.

Na implantação, os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente e instalados a partir das redes de alimentação horizontais e gerais que interligam o sistema hidráulico à casa de bombas e ao reservatório, abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para o combate ao foco de incêndio.

Para o monitoramento da rede de sprinklers são instaladas chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia por meio de sistemas eletrônicos de detecção e alarme de incêndio (SDAI) que sinalizarão o sinistro e permitirão a evacuação do local de forma segura.

Os sistemas de combate a incêndio por sprinklers / chuveiros automáticos projetados e instalados pela SMH Sistemas atendem integralmente as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NFPA – National Fire Protection Association – Standard 13, instruções gerais do Corpo de Bombeiros e Seguradora FM Global.