NOTÍCIAS E BOLETINS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Sistemas de detecção e combate a incêndio são fundamentais para garantir a disponibilidade de um data center

Sistemas para prevenção e combate a incêndio são essenciais para a proteção de data centers, colocation, CPDs, salas elétricas, salas de TI e outros espaços que abrigam dados vitais para as empresas.

Devido às suas características, essas instalações são vulneráveis a eventuais sinistros que podem se transformar em incêndios, pois contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis e elevadas concentrações de cargas elétricas sujeitas a curtos-circuitos, aquecimentos e faíscas gerando um princípio de incêndio.

O fogo, o calor e a fumaça destroem equipamentos de alto valor agregado, servidores, informações armazenadas e a infraestrutura. A interrupção ou descontinuidade das operações causa prejuízos incalculáveis, além de danos aos equipamentos e à imagem da corporação.

Nos últimos meses com as medidas de distanciamento social para conter o avanço da Covid-19, mais pessoas estão usando a Internet para trabalhar, estudar e acessar serviços de streaming de vídeo. O tráfego de dados aumentou muito, tornando ainda mais evidente a importância da disponibilidade dos ambientes de missão crítica, que precisam manter as operações de forma contínua e ininterrupta mesmo em condições extremas.

Para tanto, além dos cuidados com servidores e infraestrutura de energia, telecom e refrigeração, é preciso ter um plano abrangente e rigoroso de detecção e combate a incêndio. Um incêndio pode destruir todo o ambiente e paralisar a operação de uma companhia. Os data centers contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis. Por isso, sistemas de detecção e combate a incêndio são essenciais para garantir a segurança, proteger dados e manter a continuidade da operação.

Para implantação da proteção contra incêndio em um ambiente de missão critica é necessária a análise de risco, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos em conformidade com as normas vigentes: nacionais ABNT’s e NBR’s e internacional NFPA 2001. Os projetos executivos abrangerão:

  • Sistemas preventivos: compostos pelos sistemas eletrônicos de detecção e alarme de incêndio: pontual analógico /endereçável e sistema de alta sensibilidade a laser.
  • Sistemas fixos de combate a incêndio que compreende nos sistemas de supressão de incêndio com aplicação de gases/ agentes químicos e inertes: HFC-227ea (FM-200),  HFC-125 (FE-25), Fluido FK-5-1-12 (Novec 1230) e IG-541 (Inergen).
  • Proteção Passiva: compartimentação vertical, horizontal com  selo corta fogo e firestop.

A partir do projeto desenvolvido pela nossa equipe de engenharia, fornecemos os equipamentos certificados UL, FM, LPCB, CE, VDS, AENOR e IPT, etc, realizamos a instalação, manutenção preventiva, corretiva e assistência técnica e recarga de agentes limpos/gases.

Para manter a eficácia dos sistemas de proteção e combate existentes, é necessário realizar manutenções periódicas em todos os dispositivos que compõe o sistema, que desta forma, garantirão que a resposta ao combate automático ocorra adequadamente, suprimindo o princípio de incêndio e preservando vidas, dados, equipamentos, conectividade e a continuidade das operações em qualquer situação.

Os clientes da SMH Sistemas contam com suporte total, 24 horas por dia x 7 dias por semana, na forma de contratos personalizados de manutenção preventiva periódica para os sistemas de detecção, alarme, supressão de incêndio por agentes limpos, sprinklers e hidrantes.

Mantenha a sua empresa protegida contra incêndios. Solicite o contato de um de nossos especialistas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SMH SISTEMAS ® - Sistemas de Combate a Incêndio

Rua: Macaxás, 515 - 2˚. Andar - 04282-000 - São Paulo - SP
Fone + 55 11 5060-5777 | Fax + 55 11 5068-1900
E-mail: smh@smh.com.br