NOTÍCIAS E BOLETINS

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Sistemas de Supressão de Incêndio com Aplicação de Agentes Limpos

img_02

Conheça Alguns Sistemas Fixos de Supressão de Incêndio com Aplicação de Agentes Limpos

 

Agentes Químicos de Baixa Pressão

HFC-227ea

O gás extintor HFC-277ea, comercialmente conhecido como FM200®, NFA S 227® e MH227E® é usado em sistemas de supressão de incêndio e se enquadra na categoria de agentes limpos, regulamentados pela NFPA 2001: Standard on Clean Agent Fire Extinguishing Systems (Norma Internacional para Sistemas de Extinção de Incêndio por Agente Limpo).

O HFC-227ea foi a primeira opção não agressiva a camada de ozônio em substituição ao Halon 1301. É adequado para extinguir o fogo das Classes A, B e C e quando descarregado não deixa resíduos, partículas, água ou materiais corrosivos nos bens ou equipamentos, podendo ser removido do ambiente por simples ventilação.

O HFC-227ea age combatendo o fogo por meio de resfriamento físico-químico, isto é, as moléculas do agente entram em contato com a frente da chama e absorvem o calor, por intermédio de reações químicas e físicas, quebrando a estrutura molecular do fogo.

HFC-125

O gás extintor HFC-125, comercialmente conhecido como FE-25TM, NAF S 25®, MH125® é usado em sistemas de supressão de incêndio e se enquadra na categoria de agentes limpos, regulamentados pela NFPA 2001.

O HFC-125 absorve calorias em nível molecular mais rápido do que a geração de calor, impossibilitando a sustentação do fogo, além disso, forma radicais livres para intervir quimicamente na reação em cadeia do processo de combustão.

É um agente químico com grande poder de extinção e alta performance hidráulica, pois requer menor quantidade de gás e diâmetro de tubulações, possibilitando flexibilidade de adequação aos layouts a serem protegidos ou retrofit dos sistemas de Halon 1301 existentes (mediante um novo cálculo hidráulico e a substituição dos difusores).

Novec™ 1230

O Fluido Novec™ 1230 de fabricação 3M é um agente supressor de incêndio indicado para projetos que demandem a certificação LEED (que adotam práticas de Green Building).

O Fluido Novec™ 1230 realiza a extinção através do efeito resfriamento, trabalha como um gás ainda que seja líquido à temperatura ambiente.

É fácil de manusear e transportar, pois não é armazenado ou transportado em cilindros pressurizados. Os sistemas com Novec™ 1230 permitem uma utilização mais eficiente do espaço, quando comparados aos sistemas de gás inerte.

 

Gases Inertes de Alta Pressão

 

IG-541

O IG-541 é um gás inerte, não combustível, não corrosivo e não reagente com a maioria das substâncias. É composto pela mistura de três gases encontrados na natureza: Nitrogênio (52%), Argônio (40%) e Dióxido de Carbono (8%).

Sistemas de combate a incêndio com IG-541, extinguem incêndios das Classes A, B e C, reduzindo o nível de Oxigênio no ambiente abaixo do ponto de sustentação da combustão.

Ao ser descarregado agrega uma mistura de gases que permitem a respiração em uma atmosfera com baixo nível de oxigênio, estimulando a capacidade do corpo humano de assimilar oxigênio.

É ideal para aplicação em áreas de risco que demandem um agente extintor limpo e não condutivo. Como grandes volumes e ambientes onde é necessário alocar a bateria de cilindros fora da área de proteção.

 

Principais Benefícios na Utilização de Agentes Limpos:

Os agentes limpos são a melhor opção para proteção de vidas, máquinas, equipamentos e ativos de alto valor agregado, além disso:

  • Salvam vidas.
  • Seguros para espaços ocupados.
  • Protegem o patrimônio sem danificar bens ou equipamentos.
  • Extinguem o incêndio mais rápido do que a água.
  • Não necessitam de limpeza / não deixam resíduos pós incêndio.
  • Minimizam as interrupções nas rotinas da empresa.
  • Amigáveis ao meio ambiente.
  • Não agressivos a camada de Ozônio.
  • Não contribuem para o aquecimento global.

 

Os agentes limpos são altamente eficientes para combate a incêndio em aplicações de inundação em sistemas fixos de supressão de fogo.

São aplicados na proteção de data centers, ambientes críticos que demandem operação continua e ininterrupta de equipamentos, sites de hospedagem de internet, instalações de telecomunicações, instalações hospitalares, salas de controle, salas limpas, salas elétricas, entre outros, em substituição de sistemas Halon 1301 existentes.

 

Com mais de duas décadas de experiência a SMH Sistemas® projeta, fornece, instala e presta assistência técnica para sistemas de prevenção e combate a incêndio em todo o Brasil. Possui um centro logístico para atender a todo o país, estação de recarga de gases e utiliza materiais e equipamentos certificados. Para saber mais acesse www.smh.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

testeira mnc dcd

SMH SISTEMAS ® - Sistemas de Combate a Incêndio

Rua: Macaxás, 515 - 2˚. Andar - 04282-000 - São Paulo - SP
Fone + 55 11 5060-5777 | Fax + 55 11 5068-1900
E-mail: [email protected]