Escolha uma Página

A Importância da Manutenção Preventiva dos Sistemas Contra Incêndio

A Importância da Manutenção Preventiva dos Sistemas Contra Incêndio

Saiba porque é necessário realizar a manutenção periódica dos sistemas contra incêndio e os principais aspectos verificados nas visitas

As manutenções periódicas asseguram a eficácia dos sistemas de prevenção e combate a incêndio existentes: detecção, alarme e combate automático.

As manutenções são fundamentais para garantir que as respostas dos sistemas contra incêndio ocorram adequadamente: gerando alarmes, permitindo a evacuação segura dos usuários das edificações, suprimindo o princípio de incêndio e preservando vidas, dados, equipamentos, conectividade e a continuidade das operações em qualquer situação, evitando os prejuízos e perdas ocasionadas pelo fogo.

Verificação completa durante as visitas

Durante as visitas, nossa equipe técnica realiza a verificação completa dos equipamentos, testes, análise do desempenho e simulações reais de pleno funcionamento.

Juntamente com a manutenção é realizada a limpeza de todos os componentes do sistema contra incêndio, inclusive das lentes ópticas dos detectores para evitar falsos alarmes por obscurecimento e comprometimento no seu funcionamento.

Os alarmes sonoros e visuais são testados para garantir seu funcionamento e audibilidade.

Nos cilindros carregados com gás/ agente limpo para supressão de incêndio são realizados testes na válvula solenoide para garantir que ao ser enviado o sinal de 24vcc pela central, ela se abra para a descarga completa do agente extintor. Também é realizada a checagem da infraestrutura para assegurar que o sistema está bem suportado e que não haverá deslocamento em caso de descarga.

O teste hidrostático dos cilindros de combate a incêndio com manutenção na válvula, ocorre a cada 5 anos, conforme recomendado por normas nacionais.

Relatórios / históricos das manutenções preventivas

Ao final da inspeção, nossa equipe técnica preenche a O.S. através do Portal de Gerenciamento na Internet (exclusivo da SMH SISTEMAS) e envia o relatório por e-mail para que os clientes tenham o histórico de funcionamento do Sistema Contra Incêndio e as correções realizadas.

O histórico da manutenção preventiva é fundamental em caso de sinistro, pois a Companhia Seguradora poderá solicitar a documentação da empresa mantenedora para compor o processo de indenização, se for o caso.

ART e atestado para apresentação ao corpo de bombeiros, prefeituras, seguradores e demais órgãos, são emitidos de acordo com as normas e exigências vigentes. . As manutenções preventivas realizadas pela SMH SISTEMAS atendem integralmente as recomendações das normas nacionais e internacionais.

Sua empresa está protegida?

Realizamos a manutenção preventiva, corretiva e retrofit dos sistemas contra incêndio instalados pela SMH SISTEMAS ou por outras empresas, mediante contratos com periodicidade definida ou chamadas pontuais.

Prestamos suporte total aos nossos clientes com atendimento remoto e local, 24 horas por dia x 7 dias por semana, na forma de contratos personalizados de manutenção preventiva periódica para os sistemas de detecção, alarme, supressão de incêndio por agentes limpos (FM-200, HFC227, Fe-25, HFC125, Fluido 3M® Novec 1230®, FK5112, Inergen, IG-541 e CO2) e sistemas hidráulicos (sprinklers, waterspray e hidrantes).